Chávez reaparece e coordena reunião transmitida em cadeia nacional de TV

23/05/2012 - 8h02

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois 11 dias sem aparecer em público desde que retornou de tratamento médico em Cuba, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, coordenou ontem (22) uma reunião de governo, no Palácio de Miraflores, transmitida em cadeia nacional de televisão. Durante a reunião, ele criticou a oposição e disse estar otimista com as chances de reeleição no pleito de 7 de outubro. O presidente disse que vai registrar sua candidatura à reeleição no início do próximo mês.

Recuperando-se de um câncer na região pélvica, que reincidiu, Chávez tem evitado eventos públicos, reduzido as atividades e feito sessões de radioterapia em Havana, Cuba. Para a oposição, ele não dispõe de condições físicas para enfrentar uma campanha eleitoral. O presidente nega as suspeitas dos adversários políticos.

Paralelamente, Chávez disse que está em permanente contato com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na tentativa de colaborar para reduzir a onda de violência no país. Nos últimos dias, houve dois atentados em Bogotá e um conflito envolvendo militares do Exército e guerrilheiros.

Segundo Chávez, Santos falou sobre os esforços feitos pelo governo para combater a violência na Colômbia e reiterou que o objetivo é a paz.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN, e da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto