Professores em greve fazem manifestação em frente à residência oficial do governador em Brasília

14/03/2012 - 16h19

Da Agência Brasil

Brasília – No terceiro dia de paralisação das atividades em sala de aula, os professores de Brasília fizeram hoje (14) um ato público em frente à residência oficial do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Segundo informações da Polícia Militar, cerca de mil professores compareceram à manifestação que fechou a via marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), sentido Brasília, até às 12h.

Segundo informações de representantes do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), a solução para o final da greve estaria no repasse do Fundo Constitucional – recursos federais que são repassados ao governo local para custear, integralmente, os gastos com segurança pública e, parcialmente, as despesas com saúde e educação.

A categoria alega que os recursos não estão totalmente aplicados na folha de pessoal da educação, cabendo ao governo do Distrito Federal o remanejamento desses valores.

De acordo com a diretora da Comissão de Negociação dos Professores, Rosilene Corrêa, a movimentação de hoje foi um exemplo de mobilização em conjunto dos docentes que lutam por melhores condições de trabalho. “O ato de hoje demonstrou a força da categoria. A participação dos professores em massa mostrou ao governo e à população que a categoria tem toda disposição de luta e de negociação. Portanto, está nas mãos dele [referindo-se ao governo] a continuação da greve”, disse.

Os professores têm uma nova assembleia marcada para a terça-feira (20), às 9h, na Praça do Buriti, que reúne a sua volta áreas administrativas dos três Poderes locais, Executivo, Legislativo e Judiciário. “Esperamos que, na próxima assembleia, o governo já tenha de forma verdadeira apresentado uma proposta”, completou a diretora.

Edição: Lana Cristina