Famílias de sem-terra fazem ato por reforma agrária em fazenda ocupada no Distrito Federal

13/03/2012 - 21h52

Da Agência Brasil

Brasília - Cerca de 600 famílias do Movimento de Trabalhadores Sem Terra (MST), que ocupam desde o dia 8 de março parte da Fazenda Toca da Raposa, em Planaltina, no Distrito Federal, fizeram hoje (13) um ato político de mobilização. Elas pedem a destinação de 40% da área de 1.700 hectares à reforma agrária.

Segundo a coordenadora do acampamento, Viviane Moreira, a área em que as famílias estão acampadas pertence à Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), órgão do governo do Distrito Federal (GDF), e foi ocupada irregularmente por um produtor de soja, que tem uma parcela das terras. “Nós vamos resistir, não aceitaremos o favorecimento da grilagem de terra aqui no DF”, disse.

o presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Domingos Dultra, presente ao ato, considerou a ocupação da área pelas famílias como uma ação legítima. Ele disse que todo brasileiro tem direito à terra. “Essa ocupação não é ilegal, este é um ato constitucional, vocês [ MST] têm o direito de terra para produzir”.

No dia 9 de março MST-DF apresentou denúncia à Ouvidoria Nacional Agrária sobre ameaças que as famílias estão recebendo de homens armados. Na ocasião, Viviane Moreira declarou que responsabilizaria o Estado por qualquer ato de violência que possa ocorrer no acampamento.

A ocupação da Fazenda Toca da Raposa faz parte da Jornada Nacional de Lutas das Mulheres Camponesas 2012, que realiza ações em mais 15 estados do país.

 

Edição: Aécio Amado