Leilão de energia em março terá participação de 600 empreendimentos

14/02/2012 - 18h14

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (14) o edital do leilão de geração de energia que será feito no dia 22 de março. O leilão A-3 vai contratar energia de novos empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica, eólica e termelétricas a biomassa ou a gás natural, com início de suprimento a partir de 1º de janeiro de 2015.

A Empresa de Pesquisa de Energética (EPE) cadastrou 598 empreendimentos de geração de energia elétrica para o leilão. Somadas, as usinas possuem a capacidade instalada de 25.850 megawatts (MW). A maior parte dos projetos é de geração por fonte eólica: são 524 parques, que representam 88% de toda a oferta de usinas. O preço-teto do megawatt-hora foi fixado em R$ 112 para empreendimentos novos e de R$ 82 para ampliação de hidrelétricas.

O leilão será feito pela internet, com operacionalização da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo. O edital deverá ser publicado no Diário Oficial da União da próxima sexta-feira (17) e os documentos relativos ao leilão estarão disponíveis na página da Aneel.

O último leilão de energia A-3, em agosto do ano passado, comercializou 1.543 megawatts médios de 51 usinas, das quais uma hidrelétrica (Jirau), 44 eólicas, duas usinas termelétricas a gás natural e quatro a biomassa.
 

Edição: Rivadavia Severo