Governo insiste em acordo para votação do Funpresp na próxima semana

10/02/2012 - 19h24

Iolando Lourenço
repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo vai insistir na busca de um acordo de procedimento para votar na próxima terça-feira (14) o projeto de lei que cria o Fundo de Previdência Complementar para Servidores Públicos Federais (Funpresp). “Minha posição é votar o projeto na terça-feira, mas podemos chegar a um acordo com a oposição e com o presidente da Câmara {Marco Maia (PT-RS)}e marcar a votação para o dia 28 de fevereiro”, disse o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

De acordo com o líder governista, o Funpresp é bom para o governo e para o serviço público e sua implantação vai permitir que daqui a 30 anos o Brasil não esteja na situação em que se encontra a França, país que passa por graves problemas no setor previdenciário. “O Funpresp não mexe na expectativa de direitos para o atuais servidores e nem para os que estão aposentados. Apenas cria regras para os novos servidores. Estamos pensando no futuro”.

Vaccarezza disse que caso não se consiga votar o texto na terça-feira, ou que a votação fique para o final deste mês, não irá criar nenhum problema para o governo. Segundo ele, se não for possível um acordo com a oposição e com o presidente da Câmara sobre a votação do Funpresp, os aliados vão insistir na votação na próxima terça-feira. “Em se fazendo um acordo, votaremos as medidas provisórias que estão trancando a pauta na semana que vem “.

Mesmo diante do episódio que marcou a sessão da quarta-feira (8), quando estava prevista a votação do Funpresp e o presidente da Câmara encerrou a sessão sem colocar a matéria em votação, o líder governista defendeu Marco Maia, elogiando sua atuação na condução dos trabalhos da Casa. Vaccarezza disse que, naquele dia, Marco Maia gostaria de ter feito um acordo para votar a matéria e, assim, evitar um confronto com a oposição no inicio dos trabalhos legislativos. “Eu entendo com naturalidade a posição dele”, disse.

 

Edição: Aécio Amado