Capitania do Rio pede que banhistas fotografem flagrantes de irregularidades cometidas por barcos de lazer

23/01/2012 - 18h04


Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro anunciou hoje (23) que pilotos de jet skis e outros barcos a motor podem ser multados e a carteira de habilitação cassada se colocarem em risco a vida de banhistas.

O órgão fiscalizador informou ainda que os flagrantes podem ser feitos por meio de fotografias ou filmagens, onde apareça o número de registro ou nome da embarcação. As pessoas podem enviar as imagens dos flagrantes para o e-mail ouvidoria@cprj.mar.mil.br. Elas também podem denunciar no telefone (21) 2233-8412.

No verão, o trânsito de embarcações aumenta com os condutores ultrapassando a velocidade permitida e circulando próximo das praias, o que contraria as normas marítimas, que proíbe a aproximação a menos de 200 metros da costa. Na última temporada, a capitania abordou 11.143 embarcações no estado do Rio, resultando em 1.419 notificações e 188 apreensões.

Da mesma forma que os motoristas de automóvel, os condutores de barcos a motor, incluindo jet skis, devem portar carteira de habilitação, não podem correr em excesso e nem ingerir bebidas alcoólicas.

 

Edição: Aécio Amado