Gerador de energia brasileiro movido a etanol vai iluminar estação da Marinha na Antártica

09/01/2012 - 19h08

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (10), um motogerador brasileiro movido a etanol vai iluminar a estação operada pela Marinha na Antártica. A ação faz parte da comemoração dos 30 anos da Estação Antártica Comandante Ferraz. O ministro da Defesa, Celso Amorim, dará partida na operação do motogerador durante o evento.

O motogerador tem capacidade de suprir toda a energia necessária às operações e aos programas científicos feitos na estação. O equipamento foi desenvolvido com tecnologia totalmente nacional e gera energia limpa. De acordo com o Ministério da Defesa, o Brasil é o primeiro país do mundo a usar biocombustível para produção de energia no continente.

O equipamento e o biocombustível foram levados à Antártida em outubro do ano passado. Uma equipe de engenheiros brasileiros também partiu para o continente para instalar e testar o equipamento. Durante um ano, o motogerador vai operar junto aos motogeradores já existentes a diesel.

Segundo o ministério, a Petrobras fornece 350 mil litros de etanol, idêntico ao utilizado nos veículos nacionais, e fará o acompanhamento tecnológico para avaliar e garantir o uso do biocombustível em condições climáticas severas.

Além do ministro Celso Amorim, o comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito, também participam do evento.

A estação brasileira foi instalada na Baía do Almirantado, localizada na Ilha Rei George, em1984. A partir de 1986, passou a ser ocupada anualmente por militares da Marinha do Brasil e pesquisadores, podendo acomodar até 58 pessoas. A estação possui laboratórios destinados às ciências biológicas, atmosféricas e químicas.

 

Edição: Lana Cristina