Ministro diz que unidade de tratamento para dependentes químicos no ABC será prioridade

20/12/2011 - 19h51

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (20) que a prioridade do governo federal é fazer com que cada cidade do ABC Paulista tenha uma unidade de atendimento para dependentes químicos de álcool e drogas. Segundo ele, a ideia é ter também uma unidade de acolhimento para moradores de rua nas próprias ruas, funcionando em horários alternativos.

“Já temos dois consultórios desse tipo funcionando em Diadema e fazemos uma busca ativa das pessoas que estão vivendo nas ruas para verificar problemas de saúde e fazer avaliação específica sobre uso de drogas e risco de vida”, disse.

Padilha participou da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paineiras, em Diadema, no ABC Paulista. A unidade beneficiará 120 mil habitantes, com pronto atendimento e emergência adulto e infantil, com capacidade par atender 300 pacientes por dia. A unidade foi construída pelo município em parceria com o governo federal, que investiu R$ 1,5 milhão nas obras e R$ 500 mil em equipamentos.

A UPA fará exames e tem espaço para observação com dez leitos, cinco consultórios, sala de inalação, raio X, sala de emergência, classificação de risco. A UPA fica junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras, que foi reformada com recursos da prefeitura.

Para Padilha, o município de Diadema sempre foi referência em saúde e tem mantido a tradição. Entre as inovações, o ministro destacou a implantação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que servirá para o agendamento de consultas, o acompanhamento de tratamento e o aprimoramento do controle e da fiscalização. “A partir de fevereiro do ano que vem, para todas as internações será necessário o cartão do SUS. Se a pessoa não tiver, será cadastrada na hora para registrar a internação. Aos poucos vamos reforçando o combate ao desperdício de recursos na saúde e humanizando o atendimento”.

Edição: Fernando Fraga