MPF oferece denúncia contra conselheiros do TCE-RJ

07/12/2011 - 20h43

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília - O subprocurador-geral da República Carlos Eduardo Vasconcelos ofereceu denúncia contra quatro conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) como desdobramento da Operação Pasárgada, da Polícia Federal, deflagrada em 2008. Eles são acusados de contratação irregular de servidores e de incorrer nos crimes de falsidade ideológica, corrupção, peculato e prevaricação.

Vasconcelos também pede o afastamento do presidente Jonas Lopes de Carvalho Junior, do vice-presidente Aluisio Gama de Souza e de um ex-presidente do órgão, que não teve o nome divulgado.

De acordo com o Ministério Público, o objetivo do afastamento é garantir a instrução criminal e a ordem pública. A denúncia foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O inquérito sobre as irregularidades do TCE-RJ surgiu a partir dos resultados obtidos com a Operação Pasárgada. As autoridades constataram que os conselheiros do TCE-RJ recebiam vantagens indevidas em troca de votos favoráveis na análise de contas municipais.

 

Edição: Aécio Amado