Líderes internacionais felicitam Conselho Nacional de Transição da Líbia pela libertação do país

23/10/2011 - 16h50

Da Agência Lusa

Brasília - Os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Organização Internacional do Tratado do Atlântico Norte (Otan) felicitaram hoje (23) a Líbia pela declaração oficial de libertação do país, feita pelo governo transitório três dias depois da morte de Muammar Khadafi.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou hoje o início de uma “nova era promissora” com a proclamação da libertação do país, pronunciando-se a favor de uma “reconciliação nacional” após os 42 anos de uma “ditadura brutal” do ex-líder Muammar Khadafi e de oito meses de conflito.

“Regozijamo-nos por trabalhar com o Conselho Nacional de Transição (CNT) e com um governo de transição forte, no momento em que se preparam para as primeiras eleições livres e justas”, escreveu o presidente norte-americano por meio de uma declaração, prometendo que os Estados Unidos irão “ajudar a promover uma transição estável e democrática”.

“Em nome do povo americano, felicito o povo da Líbia neste dia histórico de proclamação da libertação”, disse.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, William Hague, saudou também o anúncio oficial da libertação da Líbia como uma “vitória histórica do povo líbio”, que exorta a construir uma sociedade que respeite o direito.

“A tomada de Sirte, a morte de Khadafi e a declaração da libertação nacional representam uma vitória histórica do povo líbio e um momento decisivo na sua luta pela liberdade”, afirmou o ministro num comunicado, saudando também a confirmação do CNT de que irá promover eleições democráticas.

O chefe da diplomacia francesa, Alain Juppé, também saudou “a coragem, unidade e dignidade do povo líbio”, quando decorria em Benghazi a cerimônia de proclamação da libertação.

“O período de ditadura, violência e de divisões terminou”, afirmou Alain Juppé, em uma declaração pública em Paris, acrescentando que a França “tem confiança nas novas autoridades líbias” para colocar em funções um governo de transição representativo.

Por sua vez, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, qualificou de “grande vitória do povo líbio” a proclamação da libertação do país pelas novas autoridades.

“Felicito vivamente o anúncio feito pelo Conselho Nacional de Transição segundo a qual a Líbia está atualmente completamente libertada. Trata-se de uma grande vitória para o povo da Líbia”, declarou o líder na Otan, por meio de comunicado.