Corte na taxa de juros foi responsável, diz Fecomércio-RJ

19/10/2011 - 21h00

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir em 0,5 ponto percentual a taxa básica de juros (Selic), para 11,5% ao ano, foi aprovada pelo presidente da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), Orlando Diniz.

“O corte da Selic apoia-se nos desdobramentos da crise da dívida na Europa, na hesitante recuperação norte-americana e na desaceleração econômica da China. Não obstante uma inflação doméstica ainda elevada, o Copom antevê como próxima a descompressão sobre os preços oriunda do desaquecimento da economia global, ao mesmo tempo em que reconhece a acomodação em curso do mercado de trabalho nacional”.

Diniz diz, ainda, que “mais do que nunca, fica evidente que a continuidade da redução gradual e responsável dos juros no Brasil está condicionada à maior eficiência do gasto público e ao comprometimento do governo com o efetivo controle fiscal, que permitam a diminuição da carga tributária, o aumento da competitividade das empresas e uma melhor ambiência de negócios. Ainda mais diante de reajustes salariais previstos para o início de 2012 na casa dos 14%”.
 

Edição: Rivadavia Severo