Novo sistema torna mais ágil busca de normas editadas pelo Banco Central

06/10/2011 - 19h51

Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central (BC) lançou hoje (6) um sistema de busca de normas pela internet. A nova ferramenta, disponível no endereço eletrônico da instituição, ampliou a digitalização de normas antigas e passou a oferecer busca por palavras, de modo semelhante aos sites de procura.

No sistema antigo, estavam disponíveis as resoluções, atos, comunicados, circulares e cartas-circulares editadas a partir de 1990 pelo BC e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A nova ferramenta retroage a busca por documentos desde 1965, quando foi criado o BC. O mecanismo também permitirá visualizar o texto consolidado de cada norma. Dessa forma, será possível verificar as alterações e os aperfeiçoamentos que uma regra sofreu ao longo do tempo.

Os resultados das pesquisas também trarão referências a normas complementares e relacionadas. Segundo o presidente do BC, Alexandre Tombini, o novo sistema proporcionará agilidade para o cidadão e economia de recursos. “Às vezes, pequenos aperfeiçoamentos levam a impactos positivos. Essa ferramenta permitirá melhorar o processo de consulta sem perda de qualidade e liberar recursos para outras áreas fins do banco que agregam valor de produção ao Banco Central”, declarou.

Com o novo sistema, o BC deixará de imprimir as normas em papel. A edição e a compilação das normas deixaram de ser descentralizadas nos departamentos da instituição. As mudanças reduziram de 80 para três o número de servidores que publicam e editam os dispositivos.

De acordo com levantamento apresentado pelo Banco Central, o novo sistema armazena 65 mil arquivos eletrônicos e tem 125 mil páginas indexadas. Isso, segundo a instituição, equivale a uma pilha de papel da altura de um prédio de quatro andares.

Presidente da Câmara de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, o empresário Jorge Gerdau discursou durante o lançamento. Para ele, a iniciativa não resulta apenas em agilidade para o contribuinte, mas na ampliação da transparência e da profissionalização do Banco Central. “A tecnologia é um fator decisivo para todo processo de gestão e eficiência. O novo sistema vai melhorar a governança do Banco Central”, declarou. “As instituições de sucesso no Brasil são as que profissionalizaram as carreiras.”

Edição: Lana Cristina