Em encontro com Sarkozy, Dilma diz que compra de caças pode ser retomada em 2012

21/09/2011 - 22h46

Carina Dourado*

Enviada Especial da EBC

Nova York – Além de discursar na abertura da 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidenta Dilma Rousseff também teve cinco encontros com chefes de Estado ao longo do dia. Com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi discutida uma parceria estratégica na área de defesa. Dilma explicou ao presidente francês que a decisão sobre a compra de aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB) foi suspensa por questões orçamentárias, mas poderá ser retomada no ano que vem.

Dilma também se reuniu com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron. Um dos temas da conversa, segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, foi os Jogos Olímpicos que serão realizados em Londres em 2012. Patriota disse que foram assinados acordos para troca de experiência já que o Rio de Janeiro sedia os Jogos em 2016. Na avaliação do ministro, isso cria uma nova agenda de trabalho entre os dois países. A situação da economia europeia também esteve na pauta dos encontros com os líderes políticos do Continente Europeu.

A presidenta reuniu-se, ainda, com os colegas do Chile, Sebastián Piñera, da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Peru, Ollanta Humala. Segundo Patriota, a tônica comum nos três encontros esteve relacionada com o interesse na aproximação econômica e comercial entre os países. A intenção é que os ministros da área econômica se encontrem com mais frequência. Uma reunião já está prevista para a próxima semana. De acordo com Patriota, será um encontro para “análises e perspectivas” a respeito da crise econômica mundial.

“As economias sul-americanas demonstram força e dinamismo em um momento em que o mundo desenvolvido demostra vulnerabilidade. Mas como a presidenta mesmo disse em seu discurso, a nossa capacidade de resistir não é limitada, de modo que é necessário coordenar [esforços]”, declarou.

 

* colaborou Amanda Cieglinski

 

Edição: Aécio Amado