Chegada de massa de ar seco à Região Sul faz sol aparecer, mas ainda não garante calor

10/08/2011 - 11h51

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – O tempo melhora na Região Sul devido à chegada de uma massa de ar seco que favorece o predomínio do sol e declínio das temperaturas. Hoje (10), o dia permanece nublado e ainda há possibilidade de chuvas isoladas no leste, entre o Rio Grande do Sul e o Paraná, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros oscilam entre 28 graus Celsius (°C) e 6°C.

Amanhã (11) não deve chover na Região Sul, mas a previsão do Inmet é frio, com o registro de temperatura mínima de 4°C na região serrana de Santa Catarina. Segundo o meteorologista do Inmet, Gil Russo, a chuva dá uma trégua até sexta-feira (12). “Volta a chover no sábado, com pancadas mais fortes no domingo no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná”, adiantou.

O Rio Grande do Sul e o Paraná foram os estados mais atingidos pelos fortes ventos e pela chuva de granizo ontem (9). De acordo com os dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, atualizados na manhã de hoje, 115.885 pessoas foram afetadas só nos últimos dois dias. São 2.390 desalojadas e 715 desabrigadas. A assessoria informa que a Defesa Civil recebeu notificação preliminar de desastre de 21 prefeituras, documento que antecede o decreto de situação de emergência.

No Paraná, a ocorrência de granizo na região sudoeste afetou 13.154  pessoas em dez municípios. A situação mais grave é no município de Reserva, onde a chuva de granizo foi mais forte, danificando 3 mil residências e ocasionando danos a 12 mil pessoas. Esses números se somam aos contabilizados em consequência da forte chuva que atingiu o estado na semana passada quando cerca de 150 mil pessoas foram afetadas e seis municípios decretaram situação de emergência.

 

Edição: Lílian Beraldo