Abramge estima que portabilidade trará como benefício maior concorrência entre operadoras de planos de saúde

28/07/2011 - 20h17

Da Agência Brasil

Brasília – A regra que permite a portabilidade dos planos de saúde foi bem recebida por entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) e a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Essa última participou da elaboração da proposta quando em consulta pública e lembrou do benefício para os usuários em poder mudar de plano quando estiver insatisfeito sem ter que cumprir carência para determinados tipos de atendimento.

Segundo a Abramge, com a maior concorrência que será propiciada pela medida, as operadoras terão de criar estratégias para fidelizar ainda mais os seus clientes. Com isso, a entidade avalia que as empresas de planos de saúde podem diminuir o número de reclamações que chegam aos Procons. No relatório do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2010, foram registradas 1,6 mil reclamações na área de saúde, sendo que dessas, 885 foram atendidas e 715 não foram atendidas (44,69%).

Dessas reclamações, 49,06% são relacionadas aos planos de saúde regulamentados e não regulamentados. Segundo o cadastro, os principais problemas apontados são os que se relacionam com o não cumprimento do contrato por parte das operadoras de saúde, ou seja, quando há uma negativa de cobertura de algum procedimento, quando é realizado um reajuste abusivo ou não previsto em contrato ou quando existe um descumprimento à oferta prevista em cláusula.

Mesmo com a portabilidade, a Abramge acredita que não haverá grande movimentação de usuários mudando de planos, porque, segundo a entidade, mais de 80% dos usuários estão satisfeitos com seus planos, conforme pesquisa realizada recentemente. A associação também alega que, como o usuário desenvolve um relacionamento de confiança com os médicos, ambulatórios e laboratórios que seus planos oferecem, isso contribui para sua permanência em determinado plano.

Edição: Lana Cristina