Quem recebeu hora extra indevida, terá de devolver o dinheiro, avisa secretário de Transparência do DF

19/07/2011 - 22h24

Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os médicos e outros profissionais das unidades públicas de saúde do Distrito Federal (DF) que receberam pagamento de hora extra de forma irregular terão de devolver o dinheiro aos cofres públicos, disse hoje (19) o secretário adjunto de Transparência e Controle, Dionísio Carvallhêdo Barbosa.

Auditoria feita pela secretaria, entre o segundo semestre do ano passado e ao início de 2011, constatou pagamento irregular de horas extras em unidades de saúde do DF. Os auditores recomendaram à Secretaria de Saúde a abertura de sindicância para apurar o caso.

“Os processo serão instaurados e acompanharemos. Comprovada a infração, ele certamente sofrerá punição. Se for comprovado que o profissional não desempenhou as atividades para as quais recebeu a hora extra, ele terá de devolver o dinheiro aos cofres públicos. Não seremos complacentes com qualquer situação de impunidade”, disse o secretário à Agência Brasil.

Uma auditoria feita pela secretaria detectou pagamento de horas extras acima do permitido para médicos de diversos hospitais da rede pública. Foi identificado pagamento do excedente a funcionários faltosos e simultaneamente à jornada normal de trabalho.

No levantamento, feito por amostragem, os auditores encontraram o pagamento integral, em fevereiro de 2010, de horas extras a uma servidora que não compareceu ao plantão no posto de saúde da Estrutural. A funcionária estava escalada para trabalhar em nove dias, mas apareceu somente em dois daquele mês. A então chefe, que autorizou o pagamento, disse não ter verificado o livro de registro do plantão.

Em outro caso, um médico do Hospital Regional da Asa Norte prestou horas extras simultaneamente à escala normal de trabalho, em agosto de 2010, com aval do chefe imediato e do superior.

De acordo com Barbosa, as recomendações são para que a Secretaria de Saúde apure o montante total de pagamento de horas extras indevidas pagas nos últimos anos, abra de sindicâncias para apurar o caso e reaver os recursos pagos indevidamente para os cofres públicos.

A Secretaria de Transparência não determinou prazo para o cumprimento das recomendações. Isso, segundo Barbosa, porque o relatório tem como objetivo checar a prestação de contas do governo do DF em 2010.

“Iremos fazer novas inspeções e auditorias para ver se as recomendações foram atendidas”, disse o secretário. “Se ele [o profissional de saúde] simplesmente fez as horas extras por necessidade do interesse público, é óbvio que não será punido disciplinarmente. Agora, quando se comprova que ele não estava presente e recebeu, fica caracterizado falta disciplinar”, acrescentou.

Para o secretário, o pagamento de horas extras é, em muitos casos, necessário para o andamento das atividades de um hospital. “A necessidade de horas extras é real. Não fazer contraria o interesse público em alguns casos. Durante um certo período, a gente vai precisar fazer as horas extras. O que não pode é que seja desconsiderado o interesse público em relação à feitura das horas extras ou algum tipo de abuso.”

Edição: João Carlos Rodrigues

Secretaria de Transparência do DF descobre esquema de pagamento irregular de hora extra em hospitais públicos

Secretaria de Saúde do DF contesta dados de auditoria sobre excesso de horas extras em hospitais públicos