Consumidores devem ter atenção com gasto de energia elétrica no inverno, alerta Idec

21/06/2011 - 18h50

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Com o começo do inverno hoje (21) os consumidores devem ficar atentos para não gastar mais energia elétrica com o uso de aquecedores, secadoras de roupas ou chuveiros. O alerta é do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que informou que um dos principais vilões da conta de luz é o chuveiro elétrico.

O consumo do chuveiro por hora varia de acordo com a posição da chave. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), na posição inverno fica entre 4,5 a 6 quilowatts-hora (kWh) e na posição verão cai para 3,5 kWh. A sugestão é diminuir o tempo do banho e fechar o registro na hora de se ensaboar. Os secadores de cabelo também gastam bastante energia: o uso do aparelho por cinco minutos todos os dias gera um consumo mensal de 2,5 kWh a 3,75 kWh.

O uso da secadora de roupas aumenta no tempo frio, mas o aparelho consome entre 120 kWh a 150 kWh por mês quando é utilizado uma hora por dia. O consumidor também deve ficar atento ao uso de ferro de passar e da lavadora de roupas, procurando acumular as roupas para lavar, secar e passar em uma única vez, reduzindo o uso dos aparelhos e o consumo de energia.

Outro aparelho que passa a ser mais utilizado no inverno é o aquecedor elétrico, mas ele deve ser utilizado apenas quando necessário e em ambientes totalmente fechados, para não haver desperdício de energia. Além de consumir muita energia, o aquecedor pode ser prejudicial ao consumidor. Análises feitas pelo Idec, no ano passado, mostraram que alguns modelos podem provocar queimaduras.

A dica do Idec para economizar energia é comprar aparelhos elétricos identificados com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Os produtos que apresentam notas A, ou B consomem menos energia que as que indicam notas D ou E.

Mais informações sobre o consumo de energia de cada aparelho podem ser obtidas no site da Aneel.
 

 

Edição: Rivadavia Severo