União Latino-Americana de Agências de Noticias é criada em Caracas

02/06/2011 - 22h15

Da Agência Brasil


Caracas - Foi criada oficialmente em Caracas, hoje (2), a União Latino-Americana de Agências de Noticias (Ulan), organismo multilateral concebido no ano passado, durante o Congresso Mundial de Agências de Notícias, na Argentina. Integram a Ulan nove agências regionais, como a Agência Brasil, a argentina Telam, a mexicana Notimex e a Agência Venezuelana de Notícias.

O objetivo da nova entidade é fortalecer a distribuição de conteúdos das agências públicas regionais, o intercâmbio de conteúdos e a cooperação técnica e profissional. O material de correspondentes estrangeiros, por exemplo, poderá ser usado em regime de compartilhamento de notícias.

O vice-presidente da Telam, Sergio Fernandez Novoa, foi eleito para a presidência da Ulan, que contará com um Conselho Executivo integrado pela Venezuela, o Brasil, México e Cuba. O secretário executivo será o venezuelano Freddy Fernandez.

O Brasil, por meio da Agência Brasil, representará a Ulan no Conselho Mundial de Agências de Notícias, que reúne as maiores agências públicas e privadas do mundo.

A diretora-presidenta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, participou da reunião que criou a União Latino-Americana de Agências de Noticias.

 

Edição: Aécio Amado