Sol atrapalhou público nas atividades do Dia do Trabalho na Esplanada; à noite haverá show com dupla sertaneja

01/05/2011 - 18h47

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Dia do Trabalho em Brasília está sendo comemorado com uma grande festa na Esplanada dos Ministérios. O evento, promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT-DF), tem oficinas e shows com repentistas, artistas locais e nacionais, como a dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano.

Mas, à tarde, o forte sol da tarde inibiu a presença das pessoas, no gramado em frente ao palco. A maioria estava protegida em baixo de toldos montados pela organização nas laterais do evento e muitos tentavam proteger-se com bonés e chapéus.

A empregada doméstica Rosária Rodrigues aproveitou a festa para passar mais tempo com a família. “Já vim outras vezes. É uma festa ótima para trazer a família, descansar, assistir aos shows. O trabalhador merece uma festa assim.”

Para o auxiliar operacional Marcelo Barreto, o evento não foi bem organizado. “Essa festa está abaixo do nível dos trabalhadores. Faltou opção de lazer para a família. O pessoal vem com criança e enfrenta este sol. Não tem cobertura suficiente, o piso também é inadequado.”

De acordo com o presidente da CUT-DF, José Ildes de Oliveira Costa, até 2006, as comemorações do Dia do Trabalho eram estritamente políticas. “Mudamos a festa. O trabalhador tem direito ao lazer. Por isso, permeamos a festa com atividades culturais.”

A expectativa é que 30 mil pessoas participem das atividades ao longo do dia e da noite, quando serão realizados os shows musicais.

Edição: Lana Cristina