Patriota visita o Japão para levar mensagem de solidariedade do Brasil

14/04/2011 - 16h50

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, vai ao Japão no próximo sábado (16) levar a mensagem de solidariedade da presidenta Dilma Rousseff ao povo e ao governo japoneses devido à tragédia vivida pelo país em consequência do terremoto seguido de tsunami, em 11 de março. Não há registros de brasileiros entre os mortos e desaparecidos, mas pelo menos 777 viviam em áreas consideradas de risco.

A Agência Nacional de Polícia do Japão informou hoje (14) que a tragédia matou 13.456 pessoas e 14.867 desaparecidas. Segundo a agência, aproximadamente 139 mil pessoas ainda estão em abrigos provisórios nas regiões Miyagi, Iwate e Fukushima.

Nas cidades japonesas vivem cerca de 254 mil brasileiros. Durante a visita a Tóquio, Patriota se reunirá com autoridades japonesas e também representantes da comunidade brasileira no país. As informações são do Itamaraty.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores informou que Patriota terá reuniões com o chanceler japonês, Takeaki Matsumoto. “Na ocasião, o ministro expressará a solidariedade do governo brasileiro às vítimas das tragédias ocorridas nas últimas semanas no Japão e encontrará representantes da comunidade brasileira”, diz o texto.

O Itamaraty destacou ainda que as relações entre Brasil e Japão foram estabelecidas em 1895 e em 1908 teve início a imigração japonesa para o Brasil. Nas cidades brasileiras vive a maior comunidade japonesa no exterior, com cerca de 1,5 milhão de pessoas. A maior parte dos imigrantes chegou ao Brasil depois da 1ª Guerra Mundial (1914-1918).

Edição: João Carlos Rodrigues