Venezuela está sob racionamento de energia, depois de falha no sistema de abastecimento

08/04/2011 - 9h02

Da Agência Lusa

Brasília – Várias cidades da Venezuela estão sob racionamento de energia elétrica, depois de uma falha no sistema de abastecimento da região. Ontem (7) à noite houve um apagão que afetou pelo menos metade do país. O ministro de Energia da Venezuela, Alí Rodríguez Araque, afirmou que o racionamento foi adotado para evitar o agravamento da situação.

Araque disse que as interrupções serão, no máximo, de três horas. Uma falha elétrica gerou o apagão que deixou sem energia as regiões Central e Oeste do país - além de Caracas, o apagão afetou os estados de Vargas, Miranda, Anzoátegui, Arágua, Carabobo, Falcón, Lara, Táchira, Yaracuy e Zúlia.

A falha ocorreu depois que as autoridades advertiram sobre a adoção de medidas para a redução do consumo de energia. Nas últimas semanas, os picos de energia e os súbitos e periódicos apagões se intensificaram em frequência e duração.

Analistas afirmam que os problemas de abastecimento de energia na Venezuela são causados por investimentos insuficientes na área de produção. Os peritos defendem também que em El Guri, a principal barragem do país, persistem falhas e que foram criadas centrais termoelétricas que não podem ser ligadas ao sistema nacional.

A situação levou o país a decretar estado de emergência em fevereiro de 2010, a anunciar  racionamentos no abastecimento e a redução do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais, além de multas aos consumidores que não reduzissem o consumo de eletricidade.

O ministro do Transporte e Comunicações da Venezuela, Francisco Garcez, garantiu que o funcionamento do Aeroporto Internacional Simón Bolívar não será afetado. Cerca de 600 bombeiros foram acionados para atender situações de emergência.