Rebeldes líbios admitiram que erro da Otan foi provocado por indicisplina de integrantes

03/04/2011 - 15h24

Da BBC Brasil

Brasília – Rebeldes líbios admitiram hoje (3) que o ataque aéreo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que matou pelo menos 13 pessoas pode ter sido provocado por indisciplina de alguns integrantes do movimento, que teriam disparado suas armas para o alto.

O líder do conselho nacional de transição, Mustafa Abdul Jalil, afirmou que a Otan não pode ser culpada pelo ataque, mas, sim, alguns combatentes voluntários.

Agora, a oposição disse estar controlando o acesso à frente de batalha e permitindo a passagem apenas de homens que comprovem ter tido algum treinamento militar. A batalha entre soldados do líder Muammar Khadafi e rebeldes, pelo controle da cidade litorânea de Brega, no Leste da Líbia, foi retomada neste domingo.

De acordo com a agência de notícias AFP, os rebeldes teriam tomado uma universidade nos arredores da cidade, que fica 800 quilômetros ao leste da capital, Trípoli.

Na noite passada, o governo líbio continuou a bombardear Misrata, a terceira maior cidade do país e o último reduto rebelde na Região Oeste, que há semanas resiste a um cerco.

O ataque da Otan foi na última sexta-feira. As 13 pessoas morreram depois que um avião da coalizão atacou um comboio rebelde entre Brega e Ajdabiya. Médicos de um hospital em Ajdabiya afirmaram à BBC que três estudantes de medicina estavam entre os mortos.