Varig informa em nota que pretende iniciar ações legais para proteger associados do Aerus

13/04/2006 - 21h06

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio - Em nota divulgada no início da noite, a direção da Varig informou que pretende iniciar "imediatamente as ações legais necessárias para proteger os interesses de seus funcionários associados do Instituto Aerus de Seguridade Social".

O fundo de previdência complementar dos funcionários da empresa está sob intervenção da Secretaria de Previdência Complementar, do Ministério da Previdência Social, desde ontem (12). Os advogados da Varig estão procedendo ao levantamento das ações e processos que culminaram na intervenção governamental e na decisão de liquidar os planos previdenciários da companhia.

De acordo com a nota, "a presidência da Varig e os diretores da companhia reiteram seu repúdio às afirmações de que, em algum momento, tenham pretendido disponibilizar os recursos do Instituto Aerus para solucionar quaisquer problemas de caixa da empresa e insistem que sempre respeitaram os estatutos do Aerus".

A nota revela, também, que a partir da adesão da Varig ao plano de recuperação judicial, todos os planos previdenciários da empresa eram submetidos ao administrador especial nomeado pela Secretaria de Previdência Complementar, Erno Dionízio Brentano, que foi agora nomeado interventor do Aerus.