Pesquisadora faz palestra sobre controle biológico de insetos

20/04/2003 - 19h54

Brasília, 20/4/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Estratégias moleculares aplicadas à prospecção de genes para o controle de insetos-praga" é o título da palestra que a pesquisadora Maria Fátima Grossi de Sá apresentará na próxima terça-feira (22), às 10 horas, no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade de pesquisa da empresa pública de pesquisa agropecuária, em Brasília.

Ela apresentará projeto cujo objetivo é a busca de genes codificadores de moléculas protéicas ativas contra insetos-praga que ameaçam culturas de grande importância econômica. Os genes serão introduzidos em plantas para obtenção de cultivares resistentes a pragas como o bicudo do algodoeiro, a lagarta do cartucho, a broca do café e os carunchos que atacam grãos armazenados. Com isso, pretende-se reduzir o uso de pesticidas, que ameaçam a saúde de agricultores e o meio ambiente.

O projeto é coordenado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e conta com a colaboração de quatro centros de pesquisa da Embrapa e de seis universidades. Participam da pesquisa 40 pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A unidade fica no Parque Estação Biológica, final da avenida W-5 Norte. Interessados em assistir à palestra podem obter mais informações pelo telefone (61) 448-4662 ou pelo endereço eletrônico cabral@cenargen.embrapa.br. (com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia)