MEC anuncia aproveitamento de vagas para conter evasão nas universidades

10/02/2003 - 21h08

Brasília, 10/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - O diretor do Departamento de Desenvolvimento do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), José Luiz da Silva Valente, revelou hoje que 30% dos alunos do ensino superior abandonam os cursos. Para combater a evasão dos estudantes, o Valente anunciou a decisão do MEC de abrir o processo de aproveitamento de vagas remanescentes das Universidades Públicas Federais, previsto para começar de abril a maio deste ano. "O objetivo é que o aluno que entre na faculdade não saia, concluindo sua grade curricular. Os alunos, muitas vezes, ficam desmotivados ou não têm condições econômicas. Outra falha é que a instituição pública não oferece cursos noturnos", afirmou.

Segundo o diretor, a alternativa encontrada por várias universidades é a recolocação de alunos em semestres mais avançados. "Esse preenchimento já é adotado em algumas Instituições. A estimativa varia de trinta e cinco a quarenta mil vagas. Algumas universidades federais deverão oferecer, de imediato, cerca de três mil vagas como as do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina", informou.

Valente expôs que os fatores de inclusão social que o MEC sugere ,e vem discutindo com os dirigentes das universidades federais para otimizar a utilização das vagas, são o aumento da oferta de cursos no período noturno, estímulo aos cursos de graduação a distância, aumento de número em geral, oferecimento de novos cursos e atualização da grade curricular."Já existe um orçamento estabelecido que ainda não foi anunciado", adiantou.