Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é o curso com a maior nota de corte no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segundo balanço divulgado na tarde de hoje (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Para ser aprovado, o candidato precisa ter tirado no mínimo 822,9 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) caso queira ingressar nesta graduação. O balanço mostra que medicina tem 13 dos 20 cursos com as maiores notas de corte desta edição do Sisu.
O curso de medicina na Universidade de Brasília (UnB) registra a segunda maior nota de corte, com 819,45 pontos. No entanto, a relação candidato/vaga é superior à da UFRJ. São 135,10 candidatos por vaga, enquanto na UFRJ são 92,29.
O MEC divulgou também uma lista com os 20 cursos com a maior nota de corte. Fazem parte da lista engenharia aeronáutica, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com nota de corte de 817,15 e concorrência de 104,60 candidatos por vaga e direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com nota de corte de 811,52 pontos e relação de 16,45 candidatos por vaga.
Nesta edição, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do exame. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.
As inscrições podem ser feitas até amanhã (10), no site do Sisu. Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos são divulgadas online diariamente, para consulta a qualquer hora do dia, na própria página do sistema. Até o último dia, os candidatos podem alterar as opções de curso.
Veja abaixo o cronograma do Sisu 2014:
Inscrições: de 6 de janeiro às 23h59 de 10 de janeiro (horário de Brasília)
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17 a 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro a 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro
Convocação dos candidatos em lista de espera: a partir de 11 de fevereiro
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil