Seminário relembra comemorações do 4º Centenário do Rio

10/12/2013 - 17h43

 

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil 

Rio de Janeiro - Entre a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a cidade do Rio de Janeiro vai comemorar os seus 450 anos de fundação, em 2015. Para gerenciar mais um grande evento, a Prefeitura do Rio criou, na semana passada, o Comitê Rio450, que já lançou um concurso para a escolha da marca dos 450 anos, aberto a escritórios de design de todo o país.

Para estimular a participação no concurso, o comitê promoveu hoje (10), no Museu de Arte do Rio (MAR), na zona portuária, juntamente com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) o seminário Memórias do 4° Centenário. Ao voltar no tempo, relembrando o que foram as comemorações dos 400 anos, em 1965, o evento buscou inspiração para o planejamento dos festejos de 2015. 

“O grande moto do seminário foi o de buscar na qualificação histórica os instrumentos para pensar a comemoração 50 anos depois”, disse o presidente do Comitê Rio450, Marcelo Calero. Segundo ele, por meio da contextualização do que ocorreu na cidade, por ocasião do 4º Centenário, o seminário pretendeu influenciar os designers interessados no concurso.

“Eles precisam ter a exata noção da responsabilidade de repetir o sucesso que foi a marca criada por Aloisio Magalhães [1927-1982] para os 400 anos”, ressaltou Calero. Também escolhida por meio de concurso, a marca foi amplamente abraçada pela população carioca em 1965 e usada nas formas mais criativas.

Em vez de optar por um ponto turístico conhecido, Aloísio Magalhães escolheu como ponto de partida da marca o numeral 4. Com a aparência de um catavento, o símbolo está até hoje presente na paisagem carioca, em calçadas no bairro do Rio Comprido, na zona norte da cidade.

O fato dos 450 anos da cidade ocorrerem entre dois grandes megaeventos, a Copa e as Olimpíadas não deverá, segundo o presidente do comitê, prejudicar as comemorações. “Penso que elas devem até contribuir para criar um clima para 2016. Os 450 anos são uma oportunidade de resgatar o que há mais de genuíno no carioca, de reforçar a noção de pertencimento à cidade, de resgatar a espontaneidade, o Rio dos quarteirões, dos bairros”, disse Marcelo Calero.

A abertura do seminário, às 10h, foi feita pela designer de interiores Solange Medina, que em 1965 foi eleita rainha do 4º Centenário. À tarde, a cultura, a moda e os costumes cariocas de 50 anos atrás foram lembrados em uma mesa-redonda, que teve como mediadora a diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Rosa Maria de Araújo.  

As inscrições para o concurso de escolha da marca vão até 3 de fevereiro de 2014 e o resultado será divulgado no dia 29 de abril. O escritório vencedor receberá R$ 125 mil pelo desenvolvimento de todo o trabalho.

Além do concurso, a prefeitura carioca lançou um portal colaborativo (www.rio450anos.com.br) pelo qual os cariocas poderão sugerir ideias de festas, de espetáculos, projetos educativos e de iniciativas como o restauro do patrimônio da cidade. O portal receberá inscrições até o dia 31 de janeiro.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil