MNBA inaugura mostra retrospectiva de Cavalcante, nome representativo da caricatura brasileira contemporânea

03/12/2013 - 19h19

 

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em mais um evento do calendário da 1ª Bienal Internacional da Caricatura, que ocorre até 30 de março de 2014 em diversos espaços culturais do Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) inaugura amanhã (5), para convidados, uma exposição retrospectiva do caricaturista Cavalcante (Paulo Cavalcante). A mostra reúne 114 trabalhos, entre caricaturas, charges, pinturas, desenhos e esboços artísticos inéditos do artista, que tem uma longa trajetória na imprensa, iniciada no antológico jornal O Pasquim, em 1984.

Autodidata, Cavalcante colaborou com diversas publicações, entre elas O Estado de S. Paulo, O Globo, Mad e Ciência Hoje, entre outras. Também produziu capas de livros e teve trabalhos premiados em exibidos em vários salões de humor.

“Cavalcante é um dos mestres do retrato, na fase contemporânea da caricatura brasileira. Seu trabalho teve influência de Cássio Loredano [Cássio Loredano, pseudônimo adotado por Loredano Cássio Silva Filho, caricaturista carioca], mas adquiriu uma luminosidade diferente e original, um requinte gráfico que agrada aos leitores”, comenta o curador da mostra e idealizador da bienal, Luciano Magno.

A exposição no MNBA é a primeira retrospectiva de Cavalcante. “É lógico que eu não pude colocar tudo o que fiz, mas estou mostrando trabalhos de todas as fases e, pela primeira vez, minhas pinturas”, diz o artista. 

Recentemente, Cavalcante recebeu o prêmio Desenho de Imprensa na categoria Caricatura no 1º Festival Internacional de Humor do Rio de Janeiro. Em julho deste ano, foi convidado a participar de uma publicação especial sobre o Brasil no semanário francês Courrier International.

No próximo dia 18, o MNBA inaugura mais duas mostras da Bienal da Caricatura, dedicadas aos históricos J. Carlos (1884-1950) e Calixto Cordeiro (1877-1957). A exposição A Arte de Cavalcante abre para o público na quinta-feira (6) e fica em cartaz até 9 de março de 2014, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. A entrada é franca. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, no centro do Rio.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil