Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, disse que o governo dos Estados Unidos apelou ao Irã para que colabore com as negociações relativas ao programa nuclear do país. O programa iraniano é alvo de suspeitas de fabricação de armas, provocando reações na comunidade internacional que adotou restrições ao país. Os iranianos negam irregularidades.
“Reiteramos a nossa esperança de que o governo iraniano se envolva de forma substantiva com a comunidade internacional para alcançar uma solução diplomática para o programa nuclear e cooperar totalmente com a Aiea [Agência Internacional de Energia Atômica] na sua investigação”, disse a porta-voz.
O ministro dos Negócios Estrangeiros [o equivalente a chanceler] do Irã, Mohammad Javad Zarif, coordena a elaboração de um dossiê sobre o programa nuclear, por determinação do novo presidente, Hassan Rowhani. Zarif substitui Saeed Jalili, que era o líder do Conselho de Segurança Nacional no governo de Mahmoud Ahmadinejad.
As negociações entre o Irã e a comunidade internacional se prolongam há anos, mas dentro de três semanas deverão ser retomadas em Viena (Áustria).
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto