Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Diário Oficial da União publica, na edição de hoje (6), despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza o início da operação comercial da Usina Hidrelétrica Jirau, em Rondônia. Instalada no Rio Madeira, a cerca de 120 quilômetros da capital, Porto Velho, Jirau terá capacidade instalada de 3.750 megawats (MW) e potencial para gerar energia limpa para cerca de 10 milhões de domicílios brasileiros.
A primeira das 50 unidades geradoras de 75 MW que compõem o projeto já estava ligada ao Sistema Interligado Nacional desde agosto, mas operando em regime de teste. Até o fim do ano, está prevista a entrada de até dez máquinas. Jirau é a maior usina de energia renovável registrada no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo das Nações Unidas.
A construção está a cargo do consórcio Energia Sustentável do Brasil, formado pelas empresas Suez Energy (60%), Eletrosul (20%) e Chesf (20%). Juntamente com a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, Jirau compõe o Complexo do Rio Madeira.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil