Concurso selecionará fotografias de obras de Burle Marx no Rio de Janeiro

05/08/2013 - 18h02

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), órgão da prefeitura carioca, lançou hoje (5) o concurso de fotografias Olhos de Ver – Burle Marx, que vai selecionar as melhores imagens de obras de Roberto Burle Marx (1909-1994) na cidade do Rio de Janeiro. O concurso comemora o Dia de Burle Marx, celebrado ontem, 4 de agosto, data de nascimento do arquiteto e paisagista, e está aberto a toda a população, inclusive a pessoas que não residam no município do Rio de Janeiro. As fotografias escolhidas farão parte de uma edição de cartões-postais do projeto Olhos de Ver, do IRPH.

De acordo com o presidente do instituto, Washington Fajardo, o projeto tem como objetivo sensibilizar a população para que conheça, cada vez mais, o patrimônio cultural e histórico da cidade. “Queremos ver qual é a percepção da população sobre o patrimônio carioca, neste caso as obras de Burle Marx. Os postais serão os olhos do carioca diante do patrimônio da cidade”, disse. O Parque do Flamengo, o calçadão de Copacabana, e o próprio sítio do paisagista, em Guaratiba, são algumas das obras de Burle Marx, no Rio de Janeiro.

Cada participante poderá inscrever, gratuitamente, até o próximo dia 30, três fotografias. O envio das fotos deve ser feito pelo e-mail olhosdeverburlemarx@gmail.com . São aceitas fotografias coloridas ou em preto e branco, em formato digital, com resolução mínima de 300 dpi e dimensão mínima de 10x15 centímetros.

Segundo o regulamento do concurso, as fotos não poderão conter qualquer tipo de montagem e nem sofrer alterações drásticas, como retirada e inserção de elementos, e uso de efeitos especiais. A comissão julgadora, composta por técnicos do IRPH, escolherá as 20 melhores fotografias, sem ordem classificatória.

A coleção Olhos de Ver é formada por postais agrupados em temas específicos relacionados com o patrimônio carioca. Em 2012 foram lançados as edições Bares Tradicionais, Subúrbio Carioca e Arquitetura Art-déco.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil