Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Prossegue até quinta-feira (11) a Mostra de Cinema de Tiradentes, um festival dedicado à divulgação do cinema brasileiro independente que chega a São Paulo depois de 16 anos sendo apresentado na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. Estão sendo exibidos 24 títulos nacionais em pré-estreia, dos quais 13 são longas-metragens e 11 curtas. Com o tema Fora de Centro e o Centro do País, o evento propõe uma discussão sobre a produção cinematográfica brasileira realizada fora do eixo Rio-São Paulo.
De acordo com os promotores do evento, a mostra tem a pretensão de ser um espaço de discussão, formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo. Na sessão de abertura, na noite da quinta-feira (4) passada, foi exibido em pré-estreia nacional o filme Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, um longa coproduzido pelo Canal Brasil e vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri popular da 16ª edição da mostra, em janeiro deste ano, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais.
A Mostra Tiradentes em São Paulo traz ainda como destaque os longas Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem, de Alexandre Veras Costa, e Matéria de Composição, ambos premiados na edição da Mostra de Tiradentes de 2013, além de Boa Sorte, Meu Amor, do diretor Daniel Aragão. Entre os curtas, destaque para Pouco Mais de um Mês, de André Novaes Oliveira, premiado na edição desse ano do Festival de Cannes, e O Ouvido de Vinícius, de Sérgio Oliveira e Ezequiel Pierri.
A edição paulista do festival terá ainda, amanhã (10), às 19h30, o lançamento do livro Cinema sem Fronteiras, com artigos, crônicas e entrevistas de 50 profissionais de diversas áreas do cinema que participaram das 16 edições do evento em Tiradentes. A mostra, realizada no CineSesc, irá premiar um dos longas em exibição com o Troféu Barroco, concedido por um júri formado entre estudantes paulistas de cinema e audiovisual. A entrada é gratuita e a programação pode ser consultada no endereço http://www.universoproducao.com.br/mostratiradentes/2013SP.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Aberta seleção de projetos de artes visuais e cinema feitos por mulheres
Realidade e ficção se misturam em Festival Internacional de Teatro no interior de SP
DVDs com filmes baseados em obras de Graciliano Ramos são lançados na Flip
Mostra de versões restauradas de filmes de Billy Wilder termina amanhã, em São Paulo
Festival internacional de cinema gay exibe 51 filmes de longa e curta duração