Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Com os olhares do mundo voltados para a cidade, Brasília sedia hoje (15) a festa de abertura da Copa das Confederações. O evento é um teste para a Copa do Mundo de 2014, que também será disputada no Brasil, e conta com a participação de seleções que conquistaram, juntas, 12 títulos mundiais. O Brasil e o Japão jogarão a primeira partida da competição às 16h, mas, às 14h25, o show já começa no Estádio Nacional Mane Garrincha, com a cerimônia de abertura.
Os organizadores da apresentação, que terá 20 minutos e será feita por 2.800 voluntários, prometem mosaico, bandeirão e grito de gol. O objetivo é reproduzir em campo a festa que a torcida brasileira costuma fazer nos estádios. O carnavalesco Paulo Barros, bicampeão do carnaval do Rio de Janeiro, desenvolveu um espetáculo de danças e cores que homenageará a diversidade da cultura brasileira e os oito países participantes: o Japão, a Nigéria, Espanha, o Uruguai, Taiti, a Itália e o México, além do Brasil.
A trilha sonora usará elementos do samba, maracatu e da cultura indígena e ritmos típicos dos demais países participantes. As seis cidades-sede da Copa das Confederações também serão homenageadas com referências aos seus principais pontos turísticos. Além de Brasília, as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, do Rio de Janeiro e do Recife receberão jogos.
Segundo a Fifa, 8.492 pessoas se inscreveram para ser voluntárias na cerimônia de abertura, das quais 2.600 foram selecionadas para o corpo artístico que fará a performance e 200 para o apoio nos bastidores. Ao todo foram 100 horas de ensaios e 31 sessões de audições. Serão utilizadas 2.800 fantasias, 1.500 adereços, produzidos por 15 costureiras e 50 aderecistas. Cerca de 4 toneladas de alumínio e 20 mil metros de tecidos foram usados na confecção das fantasias. Artistas circenses e soldados do Exército também participarão das coreografias.
A Fifa pede aos torcedores que cheguem mais cedo ao estádio para, além de acompanhar e torcer na primeira partida, aproveitar o show de abertura. A presidenta Dilma Rousseff, alguns ministros e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, participarão da cerimônia e assistirão o jogo no camarote VIP do estádio.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil