Estudo traça perfil das exportações fluminenses e aponta oportunidades de negócios

02/06/2013 - 13h34

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, lança amanhã (3), no Palácio Guanabara, o estudo Perfil Exportador do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa dá sequência à série de perfis semelhantes elaborados para Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Paraná, Ceará, Pará e Amazonas. O documento revela que as exportações fluminenses aumentaram mais de quatro vezes entre 2004 e 2012, com taxa média de crescimento de 20% ao ano, impulsionado principalmente pelas vendas dos segmentos de petróleo e gás natural e siderúrgico.

No ano passado, as exportações do Rio de Janeiro totalizaram US$ 28,8 bilhões. Segundo avaliou hoje (2) em entrevista à Agência Brasil a subsecretária de Serviços e Comércio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Dulce Ângela Procópio, o estudo traça o retrato da cultura exportadora fluminense.

“É um estudo da maior importância porque faz um levantamento do mercado e dos setores do estado que terão maior oportunidade para exportação, com maior demanda no mercado internacional. E isso se torna importante porque o planejamento é necessário. De um lado, preparar as empresas, dizer aos empresários como deve ser o comportamento deles, que vai desde qualidade e inovação do produto, até mesmo postura diante do mercado. De outro lado, diz aonde estarão os nichos de oportunidade, quais os países e continentes onde há demanda específica por um produto”, destacou Dulce.

A subsecretária comentou que ao mesmo tempo em que se constata que as exportações fluminenses estão crescendo, a ideia é que elas cresçam ainda mais. “Porque, se de um lado a exportação é geradora de imposto para o estado, ela também é geradora de muito emprego. Então, interessa muito ao estado desenvolver esse nicho da exportação”. Lembrou que as campanhas para ampliação da qualidade dos produtos exportados acabam refletindo também em melhorias para o mercado interno. “Além de se preparar para exportar, eles [empresários] também estão se preparando para o mercado interno”.

O estudo da agência mostra, ainda, que os Estados Unidos foram o principal destino das exportações do Rio de Janeiro, no ano passado, respondendo por 24% do total. Seguem-se China e Índia, com 17% e 11% de participação, respectivamente.

 

 

Edição: Beto Coura

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