Daniel Lima e Kelly Oliveira
Repórteres da Agência Brasil
Brasília – O desempenho do setor agropecuário tem sido impulsionado pela valorização dos preços internacionais das principais commodities agrícolas e pelo aumento da produtividade. A avaliação é da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que divulgou nota hoje (29) para comentar o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país. No primeiro trimestre deste ano, comparado com os três últimos meses de 2012, o PIB cresceu 0,6%.
O setor agropecuário puxou o crescimento da economia, no primeiro trimestre. A agropecuária registrou expansão de 9,7% no período em relação ao três últimos meses de 2012. Os serviços tiveram aumento de 0,5%. Já a indústria teve queda de 0,3%.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, a expansão do setor agropecuário ficou em 17%. De acordo com a CNA, a colheita da maior parte das lavouras da safra de verão ocorre nos primeiros meses do ano, o que refletiu positivamente no resultado divulgado hoje.
Segundo a CNA, a expectativa é que o setor agropecuário cresça cerca 9% no acumulado deste ano. Para a CNA, essa perspectiva indica a recuperação das perdas causadas por problemas climáticos em 2012.
Para a CNA, o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, a ser anunciado na próxima terça-feira (4) pelo governo, deve solucionar problemas estruturais que impedem o crescimento ainda maior do setor. De acordo com a CNA, as medidas do plano devem incluir o aumento da capacidade de armazenagem da safra, a criação de uma agência de extensão rural e a ampliação da cobertura do seguro agrícola, além da expansão do crédito rural. Segundo a CNA, essas medidas podem garantir a continuidade do ciclo de expansão da agropecuária brasileira em 2014.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Mantega anuncia previsão menor de crescimento do PIB, mas mantém otimismo com ambiente econômico
Economia brasileira tem mesmo crescimento do PIB norte-americano
Mantega descarta novas medidas de estímulo e diz que consumo não será carro-chefe da economia
Mantega diz que crescimento da economia foi puxado pelos investimentos
Atualizada - Economia brasileira cresce 0,6% no primeiro trimestre deste ano