Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – Os blocos da Bacia do Parnaíba – os primeiros a serem ofertados entre as 11 bacias sedimentares do país envolvidas na 11ª Rodada da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) – estão situados na Região Nordeste do país, com área de aproximadamente 680 quilômetros quadrados distribuídos pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, e em uma pequena parte pelos estados do Pará, Ceará, e da Bahia.
Segundo a ANP, Gavião Real, operado pela concessionária OGX, é o único campo produtor da bacia e produziu 2 milhões de metros cúbicos de gás natural em dezembro de 2012.
Desde janeiro de 2012, a ANP recebeu oito notificações de descobertas na bacia. Além da OGX, são operadoras na bacia as empresas BP e a Petrobras.
A 11ª Rodada começou por volta das 9h, no Rio de Janeiro, com a execução do Hino Nacional, seguido do pronunciamento da diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, na presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. As negociações podem ser acompanhadas ao vivo pela internet.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
ANP inicia licitação de 289 blocos de exploração de petróleo
País volta a ofertar blocos para exploração de petróleo, cinco anos depois do último leilão
Edital para licitação de blocos do pré-sal deve sair até o fim de julho, diz ANP
ANP: nova rodada tem foco na descentralização da atividade petrolífera no país