Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) no município de São Paulo caiu 2,7% em abril, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), divulgada hoje (30). No mês, o indicador atingiu 155,6 pontos, em uma escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Em março, o ICC registrou 160 pontos e em fevereiro, 165,8 pontos.
“A evolução negativa do indicador deve-se à aceleração no aumento dos preços ao consumidor, apontando uma inflação resistente. Esse cenário afeta a percepção das pessoas, fazendo com que suas avaliações sejam menos otimistas”, ressalta a entidade em nota.
A Fecomercio destaca a perda de confiança das pessoas com renda superior a dez salários mínimos, que teve queda de 8,5%, ao passar de 168,8 para 154,5 pontos no mês. O segmento que mais contribuiu para a queda do índice foi o público feminino, provavelmente influenciado pela pressão dos preços.
Os dados do ICC são apurados mensalmente a partir de pesquisa com cerca de 2,1 mil consumidores no município de São Paulo.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil