Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – Uma equipe de transição vai atuar em conjunto no Paraguai até a posse do presidente eleito, Horacio Cartes, em 15 de agosto. Os atuais ministros José Félix Fernández Estigarriba (Relações Exteriores), Carmelo Caballero (Interior) e Manuel Ferreira (Fazenda) trabalharão sob a coordenação do vice-presidente Oscar Denis.
A equipe atuará em parceria com o grupo designado por Cartes sob a coordenação de Juan Carlos López Moreira, que está com o presidente eleito desde 1999. Também participarão Leila Rachid Lichi e Germán Rojas Irigoyen.
Leila Rachid é diplomata e doutora em ciências políticas pela Universidade Complutense de Madri, na Espanha. Foi ministra das Relações Exteriores (2003-2006). Germán Rojas Irigoyen foi presidente do Diretório do Banco Nacional de Fomento (2003-2007) e do Banco Central do Paraguai (2007-2008).
Fernández Estigarribia participou anteontem (22) da primeira reunião com o atual presidente, Federico Franco, e Cartes. Segundo o chanceler, ele mencionou durante a reunião o cenário internacional e a situação do Paraguai – suspenso temporariamente do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).
Na reunião, Franco disse que pretende facilitar todos os trâmites e tarefas para a equipe de transição de Cartes.
*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguai
Edição: Graça Adjuto
Presidente eleito do Paraguai ficará de repouso devido a problemas na coluna
Unasul reconhece vitória do novo presidente paraguaio e elogia processo eleitoral
Secretário-geral da OEA vai ao Paraguai e oferece apoio ao presidente eleito
Horacio Cartes diz que há disposição para retorno do Paraguai ao Mercosul