Da Agência Brasil
Brasília - A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) encaminhou hoje (19) ofício à presidenta Dilma Rousseff indicando os três nomes mais votados pela categoria para chefiar a Procuradoria-Geral da República (PGR). Estão na lista os subprocuradores-gerais Rodrigo Janot, que obteve 511 votos, Ela Wiecko, com 457 votos, e Deborah Duprat, que recebeu 445 votos.
O cargo de procurador-geral ficará vago em agosto, com a saída de Roberto Gurgel. A escolha é de livre nomeação da Presidência da República, mas, desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva, adotou-se a lista tríplice com os mais votados pelos profissionais da categoria. A seleção da ANPR é seguida desde então.
A lista está sendo questionada por outros ramos do Ministério Público da União (Ministério Público Militar, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), que também fizeram votações próprias. A somatória de todos os resultados dá a liderança para Duprat, com 884 votos, seguida por Janot, 576 votos, e Wiecko, 516 votos.
A votação da ANPR teve 888 participantes, enquanto os procuradores trabalhistas colheram 461 votos. No Distrito Federal votaram 42 pessoas, e no ramo militar, foram registradas 12 participações.
Para o presidente da ANPR, Alexandre Camanho, a escolha da presidenta deve recair entre “os agentes políticos que atuam na mesma área, com os mesmos objetivos e atribuições do procurador-geral de cada ramo, sob pena de perder por completo seu sentido”.
A Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho informou, por meio de nota, que as três entidades não representadas pela ANPR também vão encaminhar ofício com as respectivas votações para a presidenta Dilma Rousseff.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil