Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As obras da Arena Pantanal, local de quatro partidas da Copa do Mundo de 2014, em Cuiabá, estão mais de 62% concluídas em março e, após a montagem das arquibancadas, os trabalhos vão se concentrar na parte interna: alvenaria, instalações hidráulicas, elétricas, assentamentos de cerâmica nos banheiros, estruturas metálicas, entre outros. A previsão de entrega do estádio é para outubro deste ano.
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, visitou as obras hoje (19) e ficou satisfeito com o andamento dos trabalhos, informou o ministério por meio da assessoria de imprensa. O estádio terá capacidade para 44.336 torcedores e um entorno com mais de 300 mil metros quadrados, que contará com passarelas, uma praça, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d’água, lanchonetes, restaurante e área verde.
Os guindastes que vão trabalhar na montagem da cobertura começaram a chegar a Cuiabá, procedentes de Brasília, onde foram usados na obra do estádio local. Cada máquina tem capacidade para 600 toneladas e leva cerca de uma semana para ser montada.
Em maio, deverá começar a colocação das torres (pórticos) que sustentarão a cobertura da arena. O trabalho terminará em junho, quando começará a montagem da cobertura. O projeto conta com arquibancadas móveis para 17 mil pessoas e prevê espaço multiuso que será administrado por empresas privadas. O investimento previsto é R$ 518,9 milhões, sendo R$ 285 milhões de financiamento federal.
Rebelo também fez uma avaliação positiva das demais intervenções previstas para a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, como o veículo leve sobre trilhos (VLT), que ligará o aeroporto, em Várzea Grande, ao centro da capital de Mato Grosso, com entrega prevista para maio de 2014, o aumento da capacidade hoteleira e a reforma do terminal aéreo.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil