Da BBC Brasil
Brasília – Os serviços secretos dos Estados Unidos disseram hoje (17) que teste preliminar da substância enviada em uma carta ao presidente norte-americano Barack Obama deu resultado positivo para o veneno ricina.
Há a necessidade de se fazer testes mais elaborados para se ter uma resposta definitiva. O FBI, a Polícia Federal norte-americana, já adiantou que não há aparentes ligações entre o envio da carta e os ataques em Boston.
"Somente uma análise completa realizada em um laboratório credenciado pode determinar a presença de um agente biológico como a ricina. Estes testes estão sendo processados e geralmente levam de 24 a 48 horas”, indicou o FBI, em comunicado.
Sobre as investigações dos atentados em Boston, o mesmo órgão disse estar alcançando "progressos substanciais”.
Também na manhã de hoje, partes de dois edifícios do Senado norte-americano foram esvaziadas após o recebimento de cartas e caixas suspeitas.
Ainda ontem (16), uma carta contendo o veneno ricina foi enviada ao senador republicano Roger Wicker. O envelope foi interceptado em uma central dos Correios do Capitólio e não chegou ao senador.
Os incidentes ocorrem em um momento de tensão nos Estados Unidos, dias depois do atentado à Maratona de Boston, em que três pessoas morreram e mais de 170 ficaram feridas.
Boston reforça segurança para visita de Obama
Nos Estados Unidos, muçulmanos temem represália por suspeitas envolvendo explosões em Boston
Estados Unidos homenagearão vítimas das explosões em cerimônia em Boston
FBI e polícia de Boston reúnem mais de 2 mil pistas para investigar explosões durante maratona