Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A representante dos Estados Unidos nas Nações Unidas, embaixadora Susan Rice, reiterou hoje (17) que a Casa Branca defende a recontagem dos votos das eleições presidenciais na Venezuela. Segundo ela, o resultado do pleito que elegeu Nicolás Maduro foi apertado. No domingo, ele foi eleito com 50,66% dos votos. O candidato da oposição, Henrique Capriles, não reconhece a vitória.
“O presidente [Barack Obama] de fato indicou interesse na auditoria de 100% dos votos, para termos certeza de que o resultado seja um que todos os venezuelanos possam aceitar”, declarou a embaixadora, após reunião com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota. A Organização dos Estados Americanos também é a favor da recontagem.
Patriota reafirmou a posição brasileira de que a decisão sobre a recontagem é um assunto interno da Venezuela. “Respeitamos a soberania venezuelana. Se houver uma decisão interna, apoiaremos”, afirmou o ministro, que também voltou a pedir moderação e o fim da violência no país latino-americano. Os protestos da população deixaram sete mortos.
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil