Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Instituto Estados Unidos-Coreia do Sul divulgou imagens que mostram que a Coreia do Norte iniciou obras para pôr em funcionamento o reator nuclear. A iniciativa ocorre no momento que o governo norte-coreano ameaça deflagrar uma ação nuclear na Península Coreana. Para especialistas, as obras indicam que a restauração do reator tem o objetivo de reativá-lo, pois está paralisado desde 2007.
O instituto observou que as obras começaram entre fevereiro e março. As imagens de satélite mostram escavações que podem estar relacionadas à substituição de componentes do circuito de refrigeração secundário.
Segundo os especialistas, o complexo de Yongbyon poderá estar em funcionamento em semanas ou até meses. No mês passado, as autoridades norte-coreanas informaram que pretendem reativar todas as instalações nucleares, a partir do reator atômico em Yongbyon, no Noroeste.
Paralelamente, o Exército da Coreia do Norte se diz preparado para atacar “com meios nucleares” tanto os Estados Unidos quanto a Coreia do Sul.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Coreia do Norte impede novamente acesso de trabalhadores a complexo industrial
Coreia do Norte diz ter aprovado eventual ação nuclear contra os EUA
Estados Unidos prometem defender e proteger a Coreia do Sul e o Japão
Coreia do Norte impede entrada de sul-coreanos em complexo industrial de Kaesong