Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A probabilidade de a inflação estourar o limite superior da meta é 25%, este ano, e 24%, em 2014. As estimativas foram divulgadas hoje (28) pelo Banco Central (BC), no Relatório de Inflação, publicado trimestralmente. A meta de inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), é 4,5% e a margem superior é 6,5%.
As estimativas do relatório deste mês são maiores do que as divulgadas pelo BC em dezembro. Naquela época, a probabilidade de a inflação ultrapassar o limite superior da meta era 12%, neste ano, e 19%, em 2014. As projeções são do cenário de referência, construído com base na taxa básica de juros, a Selic, no atual patamar (7,25% ao ano) e o dólar a R$ 1,95.
De acordo com esse cenário, a inflação deve encerrar este ano em 5,7%. Mas deve apresentar variação acima do limite superior da meta ao longo de 2013. O IPCA, em 12 meses, deve chegar ao final do primeiro trimestre em 6,5% e subir para 6,7% no segundo trimestre. Depois, a expectativa é que a inflação diminua para 6% e 5,7% no terceiro e quarto trimestres, respectivamente. Ao final de 2014, a estimativa é que a inflação fique em 5,3%.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil