Renata Giraldi
Enviada Especial da Agência Brasil/EBC
Vaticano – Na véspera do início do conclave, marcado para amanhã (12), algumas decisões ainda estão em aberto. Uma das questões é onde será realizada a cerimônia na qual o papa eleito receberá o anel do pescador, símbolo do pontificado, e os paramentos – traje completo. A solenidade costuma ocorrer até uma semana depois da eleição do papa e segue um rigoroso ritual, sem missa.
Até a eleição do papa emérito Bento XVI, havia uma cerimônia pública na Basílica de São Pedro, que podia ser acompanhada por fiéis. Mas Bento XVI determinou que a partir do seu sucessor a decisão de como organizar a cerimônia estará sob responsabilidade do Vaticano.
Há informações de que a solenidade, fechada ao pública, pode ser realizada na Basílica de São João de Latrão, na praça de mesmo nome, em Roma. É a catedral do bispo de Roma. Como catedral da Diocese de Roma, a basílica tem o trono papal e é considerada, pelo Vaticano, acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro.
Porém, antes da cerimônia para receber o anel do pescador e os paramentos, o papa eleito costuma celebrar uma missa. Bento XVI celebrou sua primeira missa após a eleição um dia depois de ser confirmado pontífice. O papa emérito foi eleito em 19 de abril de 2005. No dia 20, celebrou a primeira missa.
Na ocasião, Bento XVI disse que seu esforço no pontificado era para a unidade dos seguidores de Cristo e para promover os contatos e entendimentos com os representantes das diferentes igrejas e comunidades eclesiásticas. Durante a missa, ele vestiu branco e usou o cajado e já era chamado pelo nome de papa, não mais Joseph Ratzinger.
A missa foi simples e formal. Parte dela foi celebrada em latim. Bento XVI, no sermão, homenageou o antecessor, João Paulo II. Para os especialistas em Vaticano, os vaticanistas, o sermão proferido pelo papa, em sua primeira missa, orienta sobre como será o pontificado.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Operários trabalham nos acertos finais da varanda onde papa eleito dará primeira bênção
Imprensa internacional aposta em dom Odilo Scherer como próximo papa
No primeiro dia do conclave, fumaça será emitida até o começo da noite
Mais de 4,8 mil jornalistas de 65 países pediram autorização para cobrir conclave
Na véspera do conclave, cardeais participam da última reunião preliminar no Vaticano
Cotado para suceder Bento XVI, dom Odilo Scherer celebra missa em Roma