Mariana Branco
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) organizará uma missão comercial e empresarial para a Nigéria no segundo semestre deste ano. A intenção é ampliar os negócios entre os dois países. Atualmente, a Nigéria é o maior parceiro do Brasil na África e as relações econômicas entre os países movimentaram US$ 9 bilhões em 2012. No entanto, as trocas comerciais estão restritas ao açúcar e arroz brasileiros e ao petróleo bruto nigeriano.
O envio da missão foi comunicado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), que divulgou a assinatura de acordo no sábado (23) entre o titular da pasta, Fernando Pimentel, e o ocupante de cargo análogo na Nigéria, Olusegun Aganga. Pimentel esteve na África integrando a comitiva da presidenta Dilma Rousseff na 3ª Cúpula América do Sul-África, realizada de quarta-feira (20) a sábado (23) em Malabo, capital da Guiné Equatorial. A viagem de Dilma incluiu visita à Nigéria.
Segundo informações do MDIC, a Nigéria busca investimentos para refinar petróleo, produzir têxteis e calçados e ampliar a produção e distribuição de energia elétrica. Além disso, os dois países devem estudar a possibilidade de uma ligação aérea direta entre seus territórios. Por isso, os setores elétrico e aéreo devem estar representados na missão empresarial do segundo semestre.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil