Da Agência Brasil
Brasília - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) organizam missão empresarial ao Oriente Médio com cerca de 30 empresas dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção e máquinas e equipamentos. A viagem está prevista para o período de 18 a 21 de fevereiro, com rodadas de negócios em Dubai, nos Emirados Árabes, e em Jedá, na Arábia Saudita.
No dia 18, em Jedá, será realizado o primeiro encontro com a participação de cerca de 70 compradores de várias cidades da Arábia Saudita. Em Dubai, a missão terá dois dias de rodadas de negócios (20 e 21), com cerca de 120 compradores locais e de outros países, como o Catar, Kuwait, Líbano, Bahrain, Omã, a Jordânia e o Iraque.
Segundo o ministério, em 2012 o Brasil exportou US$ 3 bilhões para a Arábia Saudita, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi responsável por US$ 2,3 bilhões. O ministério também informou que o país é a maior economia da região e o maior produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países do Oriente Médio, é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na região.
Sobre os Emirados Árabes, os técnicos do governo consideram que apresentam vantagens para os exportadores brasileiros, como alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio para distribuição a países vizinhos. Em 2012, as exportações brasileiras para a região foram US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 13,3% sobre os números de 2011.
A Apex-Brasil vai realizar ainda dois seminários para atrair investimentos na região e promover reuniões individuais com os representantes brasileiros.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil