Leandra Felipe
Correspondente da EBC
Bogotá - O presidente da Conferência Episcopal colombiana, cardeal Rubén Salazar, se declarou satisfeito em ter seu nome na lista de possíveis sucessores do papa Bento XVI.
“É uma honra e uma responsabilidade muito grande estar nessa lista”, disse o sacerdote. Bento XVI anunciou ontem (11) que deixará o pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.
O cardeal foi incluído entre os possíveis sucessores do papa por especialistas que apontam favoritismo de cardeais italianos e latino-americanos. Salazar, assim como os demais 120 cardeais, tem a possibilidade de votar e ser votado.
“Tudo isso me obriga a entrar em uma oração muito forte para que o Senhor me ilumine para cumprir esta tarefa com responsabilidade”, disse Salazar, sobre a hipótese de sua escolha.
O cardeal colombiano viajará a Roma nas próximas semanas para participar da escolha do sucessor de Bento XVI. A eleição será feita em conclave, previsto para meados de março.
Salazar foi elevado ao posto de cardeal no ano passado em Roma junto a outros cinco bispos de outros países. Ele tem 70 anos, sendo 45 dedicados ao sacerdócio.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Papa Bento XVI anuncia renúncia
Arcebispo do Rio garante que Jornada Mundial da Juventude está mantida
Cardeais europeus divulgam mensagem de agradecimento ao papa Bento XVI
Dirigente da Igreja Ortodoxa Russa espera que novo papa continue luta por valores tradicionais
Católicos de Brasília se dizem surpresos com renúncia do papa
Na história da Igreja Católica, Bento XVI é o quarto papa a renunciar
Cinco cardeais brasileiros devem participar de eleição do próximo papa