Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A prefeitura de Nova Friburgo, na região serrana, ainda não sabe quando serão recolocados os seis equipamentos do Sistema de Alerta por Sirenes furtados na última terça-feira (22) do bairro São Geraldo, na zona norte, uma das áreas de risco da cidade. No total, o local tinha oito sirenes.
As sirenes são acionadas quando chove forte na cidade. Os moradores devem se deslocar para áreas seguras, previamente estabelecidas pela prefeitura em encontros com a comunidade. O equipamento foi doado pelo governo do Estado há pouco mais de um ano e ainda não há prazo para instalação de novas sirenes.
O secretário municipal de Defesa Civil, coronel-bombeiro João Paulo Mori, se mostrou indignado com a situação. Segundo ele, a função desses equipamentos é salvar vidas, principalmente nesta época de chuvas.
"Não podemos admitir atitude absurda e irresponsável como esta. Este fato é preocupante porque não é simples trocar estes aparelhos devido às exigências burocráticas e problemas orçamentários. Por isso, pedimos ajuda e empenho da população em vigiar, denunciar, proteger e cuidar desses patrimônios públicos que são benefícios de todos", disse o secretário.
De acordo com a delegacia local, o caso está sendo investigado, mas ainda não há pista dos autores do crime.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil.
Chuvas de 2011 foram as maiores da história de Nova Friburgo
Nova Friburgo ainda tem 14 pessoas desabrigadas pela chuva
Agente de segurança se recusa a deixar casa em área de risco em Nova Friburgo
Risco de mais deslizamento em distrito de Nova Friburgo deixa dezenas de pessoas fora de casa