Thais Leitão*
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Coreia do Norte ameaçou hoje (25) retaliar a Coreia do Sul se Seul participar diretamente das sanções impostas pelo Conselho de Segurança da Nações Unidas contra o país devido ao lançamento de um foguete de longo alcance.
Ontem (24), a Coreia do Norte anunciou que irá realizar o terceiro teste nuclear em resposta ao endurecimento de sanções por parte da Organização das Nações Unidas (ONU) e testar também foguetes com capacidade para atingir o que chamou de seu "inimigo", os Estados Unidos.
O anúncio coincidiu com a visita à Coreia do Sul do negociador americano para a península coreana, Glyn Davis. Os norte coreanos não especificaram quando pretendem realizar os testes.
Insatisfeito com o anúncio de ontem, o governo da China, único país aliado da Coreia do Norte entre as grandes potências mundiais, disse que irá reduzir o auxílio econômico à nação em caso de realização de novo teste nuclear.
Depois de testes nucleares feitos pelos norte-coreanos em 2006 e 2009, o país foi submetido a uma série de restrições por parte da comunidade internacional. A Coreia do Norte está proibida de comercializar qualquer material nuclear e militar, assim como fazer testes nas duas áreas.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa e da BBC Brasil.
Edição: Graça Adjuto